segunda-feira, maio 07, 2007

Balada das Quatro Meninas


Foto A.M. Pinto da Silva




As quatro meninas têm quinze anos.

Têm nas gavetas cadernos de escola

fechados à chave ...Têm nas gavetas

(que ninguém o sonhe!) as tranças cortadas

há dois ou três dias ...Têm quinze anos.


As quatro meninas têm namorados.

(Como gostam delas!...) As quatro meninas

sabem que são belas, que o juram aquelas

cartas escondidas entre os seios tímidos.


As quatro meninas sabem-se miradas.

Sabem da inveja que têm na praia

os outros rapazes dos quatro rapazes

que à tarde lhes dizem ... as coisas que dizem.

E as quatro meninas sentem-se felizes.


Chove ...chove ... chove... Esbeltas, à janela,

por detrás dos vidros, cismam as meninas.

-Que palavras meigas estarão escrevendo,

por detrás dos vidros, escutando a chuva,

os quatro rapazes, os quatro mais belos,

martes, mais ágeis, que existem no mundo?


As quatro meninas sorriem: bem sabem.

Sebastião da Gama
Campo Aberto, Ed. Ática

15 comentários:

Menina do Rio disse...

Chove e as quatro meninas sonham, porque sonhar é viver e viver é amar...

beijinhos

Alberto Oliveira disse...

MILAGRE de AMOR

Doce menina bela:
Neste preciso momento
escrevo-te à janela.
Chove, o que lamento,
mas a chuva não é eterna
e tu vais-me ter à perna
para sempre menina bela
que vejo da minha janela.
Sei que te sentes mirada
mas estás longe que maçada.
Estivesses perto de mim
beijar-te-ia; assim...
não é fácil explicar
escrevendo, sem ao pé estar.

vou ao correio pôr a carta
era giro que fosses Marta...

O teu Jacinto.

Alberto Oliveira disse...

... acho que coloquei um comment. Ou estou redondamente enganado?

Mas francamente, já não me recordo uma vírgula que seja, do textozinho...

Unknown disse...

lindo poema sandra,
não resisto e venho ler poesia bonita
bom fim de semana

esse disse...

Redondamente!

Alberto Oliveira disse...

Tinha de ser!

Cara menina Esbelta:

Escrevo-lhe por detrás dos vidros açoitados pela chuva de um Abril tão próximo de Maio. Sei (porque vos vejo) que estais cismando à vossa janela sobre as palavras meigas que a caneta vai traçando sobre o papel de carta (caramba! que nunca mais inventam o computador para podermos trocar uns e-mails ou umas mensagens abreviadísssimas como agora ainda não se usam... )que já rasguei umas quantas vezes até acertar com a frase mágica que vos fará sorrir e corar pudicamente indo de seguida para vosso leito com um aperto tremendo no frágil coração. Logo hoje que vos queria dizer tanta coisa e nada me sai de jeito! Que vos amo!? mas isso já vós sabeis de cor e salteado... O que eu pretendo é que ao lerdes a minha prosa, vossos olhos se inundassem de lágrimas de emoção e da vossa boca, num fio de voz, pronunciásseis: "Ele, além de me amar é um poeta!".
Mas hoje não tendes sorte nenhuma. Foi uma branca que me deu...

Vosso,

Marte .


Óptimo fim de semana!

esse disse...

:)))!!!

Espaços abertos.. disse...

As quatro meninas sonham,porque sonhar é viver,recordam-se das memórias das gavetas que fizeram história entre palavras murmuradas no papel...

Bom fim de semana
Bjs Zita

Espaços abertos.. disse...

Votos de um óptimo fim-de-semana
Bjs Zita

Ka_Ka disse...

- Quem é o teu herói literário favorito?
- D’Artagnan. Por se integrar bem no colectivo. Já sabes: sou de esquerda...
- Pois o meu herói é Robinson Crusoe. Por ser individualista. Já sabes: sou de direita...

Menina do Rio disse...

Vim te deixar um beijinho de boa semana!

DE-PROPOSITO disse...

As quatro meninas 'acham os seus rapazes', os mais belos. É natural. quem feio ama, belo acha.
Fica bem.
E a felicidade por aí.
Manuel

Páginas Soltas disse...

Que lindo poema minha querida!

Voltarei com mais tempo para ler todos os teus posts.

Beijinhos da

Maria

esse disse...

Eheheh, o meu amigo Manuel não sabe que o amor é cego?!!

esse disse...

Caríssimo Legível:

Apareceu-me assim uma carta, vinda não sei de onde, nem como...e como vê, era eu que estava redondamente enganada!! As voltas que a vida dá...às vezes está tudo debaixo do nosso nariz e mesmo assim não vemos, ou só vemos quando queremos!

Talvez este fosse o momento de pôr a escrita em dia...eu acredito em milagres!

Beijinho e desculpa a maçada.