sábado, outubro 28, 2006

FRAGMENTOS

Hugo


Hoje, é um dia como tantos outros de chuva...mas, hoje, insistes em permanecer em mim. Tens vindo a fazê-lo frequentemente... por breves momentos, em imagens que passam. Hoje, porém, sentas-te e pedes a tua cerveja, sentas-te e acendes o teu cigarro, sentas-te e lês o teu jornal (era o notícias, não era? - Imagino os teus comentários ao que se vai passando por cá!). E quando terminas, descansas a face delicadamente na tua mão, a direita, a do cigarro, e olhas lá para fora. E nesse gesto eternizas uma hora, uma manhã, um dia, uma vida. Pensava eu que olhavas o trânsito, que te distraías com quem passava, mas hoje sei que olhavas o céu e com teus olhos de ave partias para outros mundos.

Tens razão...não te conheci verdadeiramente...mas ninguém te conheceu. Tu não querias. Se te falávamos sorrias e encantavas-nos com palavras sábias sobre o que se passava por cá. Hoje, sei que não era sobre isso que querias conversar. Hoje sei, mas eu tinha vinte anos e aos vinte não se sabe nada...
Como podia adivinhar que quando chegavas a casa e ligavas a televisão no canal dois,( se tu visses a programação agora!), para ouvir a música clássica que passava enquanto o canal não abria...(e eu não compreendia porque havias de ligar a televisão para ouvir música), como havia de adivinhar, nesse gesto, uma máscara social...querendo parecer da terra, navegavas nos sons e saías livre pela janela aberta, misturando-te no vento e com ele viajando por sonhos só teus... A tarde inteira fumavas, a tua companhia, dizias ... e eu não compreendia a solidão , a tua. Ou não queria. Ou não podia ...eu tinha 20 anos ... Só agora sei que mesmo sem escrever era em verso que pensavas. Só agora! E a cerveja já acabou.

Sandra Cardoso

6 comentários:

mfc disse...

Um texto triste e melancólico, mas que me fez sorrir, porque afinal compreendeste essa pessoa.
Com toda a certeza que era o que ele desejava que um dia acontecesse... foi por isso que sorri.
Fez-me bem saber que isso pode acontecer.

esse disse...

Olá mfc!!

Apesar de hoje ter estado um lindo dia de sol, a chuva fez os seus estragos em mim.
Obrigada pelas tuas palavras.

Unknown disse...

Melancólico, sim... mas mais doce e genuíno do que propriamente triste!

Nós é que devemos agradecer por partilhares!

Beijinho

Licínia Quitério disse...

Chego atrasada para agradecer a tua visita. Quero também dizer-te que este texto é muito, muito bonito. Passa por dentro de ti e por dentro do leitor. Tens aqui um cantinho a visitar com prazer.
Um beijo.

Anónimo disse...

Alguém que liga o canal 2 terá momentos de felicidade.
Obrigado, Sandra, pelo teu fragmento.
Bj

Teresa Durães disse...

gostei do que li também, aqui em "Fragmentos"

Boa tarde