sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Dá que pensar, 12

Ricardo Jorge


"Saíram juntos da exposição e foram continuar a conversa no terraço de um bar, sob as estrelas, defronte às águas negras da baía. Nessa noite, contou-me Félix, só ele falou. Ângela Lúcia possui um talento raro: é capaz de manter acesa uma conversa sem quase participar nela. Depois o meu amigo regressou a casa e disse-me:
«Conheci uma mulher extraordinária. Ah, meu caro, faltam-me as palavras certas para a definir - tudo nela é luz!»
Achei um exagero. Onde há luz, há sombras."


José Eduardo Agualusa

in O Vendedor de Passados
Publ. D. Quixote, 2006, p.151

6 comentários:

DE-PROPOSITO disse...

Um texto interessante. E o final está fabuloso pelo mensagem que transmite 'onde há luz, há sombras'.
Fica bem.
Um beijinho para ti.
Manuel

Unknown disse...

Sim, onde há luz, há sombras... mas não é o mesmo foco que contem ambas, se é que me faço entender... Por exemplo: O sol permite que determinados objectos, em determinadas circunstâncias, façam sombra, mas o sol não tem (nem é) sombra! E por isso mesmo eu partilho da paixão de Félix - há pessoas que transmitem muita luz!

Um beijinho e força para mais uma semana! :)

Alberto Oliveira disse...

... pegou na fotografia e examinou-a longamente. Depois, com um dos dedos, tapou a sombra da mala e assim, sucessivamente, fez o mesmo com as sombras do chapéu de chuva (ou de sol?!)e a do corpo da mulher-estraordinária. Imaginou essas zonas do areal libertas de sombras negras e gostou do que imaginou. Se às sombras da mala e do chapéu não as podia questionar, o mesmo não poderia fazer com a mulher-extraordinária. Perguntou-lhe se podia eliminar a sua sombra. Surpreendida primeiro, agastada depois, respondeu-lhe «Você é mais teimoso que uma mula! E depois como é que eu podia descer de um combóio em andamento? e caminhar até à beira de água? e ouvir o Felix?... é que sem sombra de dúvida, não vivo sem a minha sombra... »

Anónimo disse...

Olá:

Há pessoas assim... extraordinárias sem falarem muito. Imaginem que as pessoas eram aquilo que diziam...

Bj

Anónimo disse...

Cheguei aqui po acaso. E gostei. Beijos

esse disse...

Olá Henrique!!
Bem-vindo a esta estrelinha!!