quinta-feira, outubro 05, 2006

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Explicações

















imagem de Karina

Pois o meu aluno, comparando o meu trabalho com o de um operário da construção civil, disse:

- Os professores não fazem nada! Custa alguma coisa ser professor?Projectam uma imagem, os alunos falam da imagem, os alunos escrevem sobre a imagem e os professores ficam a olhar para nós. Ainda dizem que trabalham, os trolhas é que trabalham!

Fiquei a olhar para ele. Como explicar a um aluno de 12 anos que o meu trabalho, bem como o de muitas outras pessoas, é intelectual e não físico? Como explicar a um aluno de 12 anos que, para estar ali, serenamente, na frente dele e de mais 25 como ele, com estratégias e actividades diversificadas, precisava de cerca de duas horas para preparar a aula e que, muitas vezes, trabalhava pela noite dentro, sacrificando horas de descanso merecido? Como explicar a um aluno de 12 anos que, enquanto Professora de Língua Portuguesa, tenho como objectivo desenvolver a expressão escrita dele e dos seus colegas e é por isso que lhe peço, semanalmente, textos escritos, a ele e aos seus colegas e a mais quatro turmas como as dele? Como explicar a um aluno de 12 anos que passo grande parte do meu fim-de-semana a corrigir os trabalhos dele e de mais 125 como ele?

Como explicar isto a um aluno de 12 anos e à sociedade portuguesa?

Sandra Cardoso
in JN
05.X.2006, p.20

1 comentário:

Anónimo disse...

Não explicando. Deixa-o crescer livremente. Não o condiciones...
Não tens mais que fazer?...